MANUEL RIBEIRO   FOTOGRAFIA  IMAGING  VIDEO   INFO   CONTACTOS   FACEBOOK   BLOG
FOTOGRAMETRIA & MODELAÇÃO 3D
A FOTOGRAMETRIA e a MODELAÇÃO 3D permitem construir modelos virtuais de edifícios e objectos utilizando fotografias convencionais feitas a partir de diferentes pontos de vista.
Estas técnicas são amplamente utilizadas no estudo e divulgação da arquitectura e patrimonio cultural.




PTM & RTI
PTM (Polynomial Texture Mapping) e RTI (Reflectance Transformation Imaging) são técnicas complementares de re-iluminação interactiva a aprtir de conjuntos de fotografias convencionais de um objecto ou superfície, feitas da mesma posição mas iluminadas a partir de pontos diferentes.
Pela aplicação de modelos matemáticos permite o realce de formas e cores em tempo real, dificilmente observáveis in situ.




UV, IR & IRR
UV (Ultra-violet), IR (Infra-red) e IRR (Infra-red Reflectography) são técnicas de captura de imagem fora do espectro da luz visível.
Uma iluminação adequada e filtros passa-banda associados a câmaras digitais convencionais ou transformadas, capazes de captar luz entre os 300 e os 1200 nm, permite imagens de alta resolução.
Está técnica é amplamente utilizada na análise das camadas subjacentes em pinturas de cavalete e pinturas murais.




FIDELIDADE DA COR
Percepção, Visualização  e Reprodução são tês factores indissociáveis e determinantes quando se trabalha com cor.
Para garantir a fidelidade da cor usamos escalas de cor calibradas incluidas nas tomadas de fotografia e monitores profissionais igualmente calibrados durante o processo de edição de imagem.




FOTOGRAFIA PANORÂMICA
A fotografia panorâmica permite criar modelos virtuais panorâmicos e interactivos de espaços, monumentos e sítios, fotografados a partir de um ponto único utilizando cabeças panorâmicas.
As panorâmicas podem ser visualizadas em softwares stand-alone ou integradas em sites de internet.




GIGAPIXEL
Fotografias de altíssima resolução, da ordem dos Giga-pixeis, construídas a partir de um grande conjunto de fotografias de pormenor montadas em mosaico, permitem mostrar sítios, edifícios e objectos com grande detalhe.
Podem ser visualizadas com software stand-alone ou integradas em sites de internet.
IMAGING
é uma designação genérica dada a um conjunto de técnicas, utilizando fotografia convencional, aplicadas em estudos científicos, documentais e de divulgação da arquitectura e do património cultural.